terça-feira, 12 de agosto de 2008

Augusto Comte (Positivismo)

O sistema filosófico criado por Augusto Comte mostra uma resistência contra o apriorismo, o formalismo, o idealismo, determinando maior observação para o conhecimento e os dados reais.

Todavia, o positivismo fica na mesma circunstancia do idealismo e da reflexão.

A dessemelhança fundamental entre idealismo e positivismo é primeiro procurar uma explicação, uma unificação do conhecimento por meio da causa, o segundo, ao inverso, quer limitar ao conhecimento imediato, verdadeiro, apreciável como procedeu ao empirismo.

Sua indigência filosófica descreve e analisa com objetivo do conhecimento, por intermédio da história e da ciência, com reverencia ao idealismo, que mudava o conhecimento.

(A Ciência e a História).

Dada essa objetividade do pensamento positivista, entende porque são produtivos na área prática, técnico e aplicado, alem de mostrar uma resistência contra o idealismo, o positivismo é ainda o grande avanço das ciências naturais, principalmente das biológicas e fisiológicas.

E com isso tenta colocar os princípios e os processos das ciências a filosofia, como solução dos problemas do mundo e da vida, alimentando a esperança de conseguir os mesmos resultados do século XIX.

O positivismo teve incentivo devido ao crescimento dos problemas econômico-sociais que dominam o mesmo século.

Com grande valorização a atividade econômica, que produz bens materiais procura um fundamento filosófico positivo, naturalista, materialista, para as idéias econômicas-sociais.



Acadêmica: Miriane Nascimento.

Um comentário:

Anônimo disse...

Falta acento circunflexo em "circunstância" , "reverência"

"além" também tá sem acento agudo