domingo, 10 de agosto de 2008

Juara e Rio Alcebiades.

Juara município localizado ao Norte de Mato Grosso, situada a 730 km da capital Cuiabá, com uma extensão territorial de 21.430 km². E aproximadamente 45.000 habitantes conforme os dados do ultimo censo do IBGE de 2007. Tendo sua economia baseada na pecuária, agricultura e extração de madeira.

Seus principais rios afluentes são: Rio Arinos e Rio dos Peixes, ambos recebem uma grande quantia de água dos rios menores que neles deságuam. Dentre esses rios destacamos o Rio Alcebíades, que tem uma grande importância para a sociedade devido ao abastecimento de água que ele fornece para a população Juarense.

Porém mesmo esse rio sendo de uma grande importância para a sociedade ele vem sofrendo uma terrível agressão. Apesar de saberem da importância dele, as pessoas jogam tanto o lixo orgânico como o inorgânico nas suas margens como dentro do próprio rio.

Um outro fato que nos chamou atenção e que pode ocasionar um grande impacto ambiental a esse rio foi uma enorme quantidade de pó de serra que está sendo depositado em um ponto alto próximo as margens do rio.
Fato preocupante, porque com as chuvas todo esse pó de serra pode ser levado ao rio. Incrível como as pessoas sabem da besteira que comentem ao jogarem lixo e as conseqüências que não irão demorar a acontecer, e o triste é saber que as pessoas fingem não ver.

E agora vem a pergunta, o que as autoridades estão esperando para agir?
REFLEXÃO

O interessante é pararmos para ver o que estamos fazendo com nosso meio ambiente, que tem tudo a nos oferecer, por que agimos assim?
Porque não somos iguais aos outros animais que tiram do meio ambiente somente aquilo que necessitam para sua sobrevivência.
Nosso maior mal é deixarmos nossa ganância passar sobre o bem mais precioso que temos nossas florestas, os animais.

E assim me pergunto se tudo isso acabar o que fazer, para onde correr, e será que conseguiremos reverter?

Acadêmico: Handerson Luis Correia

Nenhum comentário: