domingo, 10 de agosto de 2008

Cooperativa em Novo Horizonte do Norte.

Cooperativa em Novo Horizonte do Norte é realidade e laticínio estará funcionando em breve

Teve inicio em setembro de 2007, no município de Novo Horizonte do Norte, as obras para construção do laticínio da coopernorte (cooperativa Mista Agropecuária Nova Horizonte).

A coopernorte foi constituída em 16 de junho de 2006 e conta atualmente com mais de 140 cooperados, tendo como presidente o Sr. Valdecy Marques Pimenta.

Foram construídas três lagoas para estação de tratamento e esgoto industrial, casa de máquinas, caldeira, escritório e o prédio da indústria onde funcionara a fabrica do laticínio. Os equipamentos como: máquinas, conexões e tubulações estão chegando e ainda em julho inicia-se a montagem das máquinas. As lonas das lagoas já estão na obra prestes a serem colocadas.

Segundo o secretario da agricultura Kleiber Maike França Leite, o laticínio ira gerar de 6 a 10 empregos diretos e aproximadamente 100 indiretos. ´´O objetivo maior da cooperativa é fortalecer o espírito cooperativo, uma vez que o cooperativismo é uma das moedas mais utilizadas em paises do primeiro mundo como a Alemanha e Canadá, por exemplo, isso mostra a necessidade, principalmente do pequeno e médio agricultor se unir, pois o cooperativismo,visa fortalecer essa classe. Em Novo Horizonte do norte, um município onde a agricultura familiar é forte e a bacia leiteira se desponta como renda mensal para os produtores; a conclusão desde laticínio auxiliará e fortalecera ainda mais a região’’.


Acadêmica: Rosangela de Souza Moreira.

Nenhum comentário: