segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Cultura dos Kayabis.

Cristina do Carmo Sirayp

Dineva Maria Kayabi

A aldeia Kayabi se formou com a chegada de índios de varias partes do estado de Mato Grosso no ano de 1969. A convivência com o homem branco fez com que os índios Kayabi modificassem suas praticas tradicionais, por exemplo, a cultura como, a alimentação, mas por outro lado as danças típicas continuam.
A modificação da cultura ocorreu devido principalmente, a convivência com os seringueiros que trocavam a seringas POR ROUPAS, utensílios domésticos e alimentações.
A lei existente sobre alcoolismo onde diz que álcool para menores é proibido, normalmente não é cumprida pelo fato dos comerciantes saberem que não pode ser vendida e vendem do mesmo jeito.
Antigamente o casamento entre pessoas de tribos não poderia existir pelo fato de ter que mistura culturas só que agora existe e com freqüência, tanto que a cultura da tribo Apiacas é a mesma da aldeia Kayabi.
A relação com os brancos mudou completamente, pois agora há uma grande relação não só de amizade, mas também de negócios entre índios e brancos INCLUSIVE HAVENDO casamentos com os HOMENS brancos.
Na área de educação as mesmas pessoas que declararam que está melhor se comparada há alguns anos atrás, exceto que a cada dia que passa muda mais, só que não na área da saúde não esta mudando, pois muitas vezes não são bem tratados em hospitais, ou seja, são esnobados .
Os povos indígenas deram grande contribuição à abertura de estradas na construção de nossa praça juntamente com o Sr. Zé Paraná que buscava os índios na aldeia para ajudá-lo.

Imagens tirada do site www.google.com.br, mostrando como vivem hoje



Acadêmica Lucinéia Neves




.

Nenhum comentário: